Fraude na Saúde em São Paulo – Caso isolado?

 

O que está por trás de tanta denúncia de fraudes e corrupção?

O que está por trás de tanta denúncia de fraudes e corrupção?

Infelizmente, mais uma notícia de escândalo envolvendo dinheiro público, funcionalismo sem consciência e um flagrante desrespeito a tudo: aos necessitados, em primeiro lugar, e à moral ou à ética.

Li muitos comentários a respeito deste assunto hoje, em diversos portais e blogs. Obviamente, causa muita indignação e comoção. Afinal de contas, no país que pratica uma das mais altas taxas de impostos no mundo, ver dinheiro público esvaindo pelo ralo é de doer.

Mas porque isso acontece com tanta frequência? Escândalos é que não faltam, em todas as áreas administradas pelos profissionais que se propuseram a isso: políticos e funcionários públicos, concursados ou não. Todas as áreas públicas, sem excessão, possuem ou participam de algum tipo de esquema ou escândalo envolvendo malversação de verbas públicas. Porque?

Alguns justificam alegando que são mal remunerados. Outros, que “têm problemas” (quem não os tem?), outros ainda, assumem o papel de “maria vai com as outras”, pois “se todo mundo faz, porque só eu não?”.

E quantos de nós, em algum momento, mesmo em “conversa de bar”, nos momentos de descontração, não ouvimos alguém alegar que se fosse eleito para algum cargo político, ou aprovado em algum concurso, também não iria “aproveitar” e tirar o “pé da lama”, juntamente com familiares e amigos? É cultural…

Quem não se lembra dos “sanguessugas” que tinham esquemas com fraudes em licitações de ambulâncias, entre outras, fraudes de licitações de infra-estrutura, de todo tipo? Policiais corruptos que em troca de alguma “colaboração”, olham para o outro lado, seja em estradas, seja no comércio ilegal da região 25 de Março, ou em qualquer outro tipo de investigação. Fiscais que fingem não ver, por um preço “justo”… Notícias e vídeos destes encontramos aos montes…

Mas e os resultados destes vídeos e denúncias? Quantos condenados? Quantos presos? O que muda após cada escândalo e cada denúncia? Apenas o próximo esquema, que “melhora”? Porque isso não para nunca?

Há quem atribua tudo isso à conspiração mundial para o estabelecimento de uma “Nova Ordem Mundial”, mas eu particularmente não fico tão à vontade para aceitar que existe tamanha organização por trás de todo este caos…

Sinceramente, tenho minhas convicções, entre elas, a de que nenhum povo tem um governo diferente daquele que merece. E o merece por ação ou por omissão. E isto podemos extrapolar para outros níveis de entendimento do que seja “governo”.

Entendo que se um indivíduo “elege” como “norte” em sua vida o ganho material a qualquer custo, este será o “governo de sua vida”. E ao assistir ou tomar contato com todo o tipo de notícia, propaganda, marketing, etc., em todo o mundo, não temos a impressão de que o “ganho material” é o objetivo maior de virtualmente o mundo todo? Obviamente que os marketings, as notícias e propagandas são contruídas pensando-se principalmente no meio pelo qual será veiculada. Talvez isto explique a aparente padronização na linguagem encontrada ao redor do mundo, pois essencialmente, não creio que sejam muito diferentes entre si a televisão, a Internet, o cinema, o rádio, os jornais impressos, etc. É claro que conheço e compreendo as diferenças existentes entre estes meios de comunicação. Mas na essência, são o quê? Meio de comunicação em massa e de alcance potencialmente mundial.

Então, o governo por trás disso tudo é o mesmo: O Capital. Quem sustenta tudo isso? Anúncios, de pessoas e de empresas que, de alguma forma e por algum preço, precisam “vender” o seu peixe, literal ou figurativamente falando. O dinheiro está por trás de virtualmente tudo. Pode mudar de nome, pode ter diferentes cotações de acordo com o nome, muda de cor, tamanho e material, mas no fim, é tudo dinheiro.

Esse é o Senhor e o Governo de quase todas as vidas, sem dúvida. Individualmente, coletivamente, continentalmente, mundialmente…

E porque a maioria das pessoas considera este tipo de conclusão como “piegas” é que não vejo grandes possibilidades de mudanças no horizonte. Os verdadeiros valores da vida, aquilo que deveria ser realmente importante, hoje é piegas, motivo de riso, de piada e de afastamentos.

Preparem suas pizzas, porque é assim que mais este episódio terminará. Afinal, se quem deveria investigar e punir realmente o fizer, estará fechando muitas portas, portas perigosas, fazendo inimigos com os quais não terá como lidar e muito menos como vencer…

Mas isso é outro assunto…

Gostaria muito de conhecer a opinião de todos os que lerem a respeito deste assunto/escândalo, aqui ou em qualquer outro sítio ou meio de comunicação…

 



Sobre Interlocutor

Cidadão brasileiro, gostaria de ver os Contratos Sociais serem efetivamente cumpridos e as riquezas desta grande nação retornarem em benefícios a todos os signatários dos Contratos Sociais. Áreas de interesse: Educação, Política, Sociologia e Direito.