O que é “Corrupção”?

Causa ou efeitos da Corrupção?

O que é Corrupção?

Após um bom tempo de afastamento, necessário, retornamos hoje propondo uma discussão bastante pertinente aos dias atuais e às notícias que temos visto cotidianamente em todas as formas de comunicação e mídias.

O que é corrupção?

Sou assinante de alguns feeds de notícias, recebendo RSSs diários com os principais destaques, do Brasil e do Mundo. Durante este tempo em que não escrevi no blog, aproximadamente 11 meses, recebi 245 links de notícias que trazem “corrupção” ou “corrupto” no título. Creio que se filtrasse as mensagens pelo corpo do texto e não apenas pelo título, haveria mais.

Notícias de corrupção sendo combatida, denunciada, processada e apenada no Brasil e no mundo. Notícias envolvendo pessoas famosas do entretenimento, políticos de renome internacional, por todo o mundo, inclusive países onde sempre se falou que o combate à corrupção era forte, como Japão, por exemplo, notícias envolvendo gente milionária do empresariado, envolvendo membros da monarquia de países tradicionais e também milionários, como a Espanha.

Pessoas que, em tese, não precisam se corromper, pois já são suficientemente abastadas para o resto de suas vidas e de seus herdeiros!

Ao mesmo tempo, há notícias, no Brasil, de que em 2012, foram condenados (em definitivo) 205 réus em casos de corrupção, em 1.637 casos julgados no ano sobre este tema. Isso sem falar em mais 1.763 denúncias aceitas e 3.742 procedimentos judiciais, todos envolvendo corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa (a famosa “malversação” da coisa pública). São dados divulgados pelo CNJ e com o agravante de que foi uma pesquisa encaminhada pelo órgão para 33 tribunais, dos quais 17 não responderam, o que nos faz inferir que estes dados poderiam dobrar!

Então, fica a pergunta: O que é corrupção?

Não estamos aqui falando do tipo penal do código brasileiro, que especificamente remete ao crime contra a administração pública, de receber (passiva) ou oferecer (ativa) vantagem ilícita para que se deixe de fazer o que é dever de ofício. Mas estamos falando do significado e da significação do termo.

Segundo alguns dicionários, corrupção é aquilo que deixa de ser, que perde as características originais. Neste sentido, como o ser humano desde sempre procurou vantagens que não lhe eram devidas, corrupção seria o que? Tornarmo-nos honestos e justos? Há também a possibilidade de entendermos como DEPRAVAÇÃO, IMORALIDADE, PERVERSÃO, o que nos obrigaria a iniciarmos uma interminável discussão filosófica…

Organicamente falando, podemos atribuir um significado de DETERIORAÇÃO, PUTREFAÇÃO para a palavra corrupção…

Creio que este entendimento seja o que melhor se encaixa!

A sociedade é um organismo, tem vida própria (se nos afastarmos suficientemente, como observadores), agindo e reagindo como um ser vivo. Isso é verdadeiro para sociedade locais, pequenos grupos com interesses comuns, como também é verdadeiro para sociedades nacionais, comunidades globais e até para a Sociedade Humana, habitante do planeta!

Neste sentido mais amplo, o que seria “Corrupção”?

É como um câncer: Tudo o que, dentro da sociedade (comportamentos, tendências, práticas) acaba por agir contra a sobrevivência da mesma, colocando-a um passo mais próxima da ruína. Neste sentido, corrupção é absolutamente tudo o que é egoísta, mesquinho, onde haja falta de solidariedade, falta de empatia, de piedade, ou do que gostamos de chamar de “humanidade”, o que daria uma outra discussão filosófica com conclusões arrepiantes…

Os humanos estão caminhando para a destruição, de diversas formas. Dirigentes de países ameaçando iniciar um ataque nuclear para mostrar que tem mais culhão que aqueles que lhe impuseram sanções; Um comerciante de um país onde há milhões de miseráveis, a Índia, que para mostrar que pode, compra uma camisa feita de ouro, de quase meio milhão de reais, ou um quarto de milhão de dólares; Um ex-presidente que está sempre na mídia por escândalos sexuais, e nada lhe acontece; Empresas que gastam milhões em guerras por um nicho de mercado, investem milhões (tudo em dólares) em testes e experimentos apenas para lançar um novo modelo de carro em um mercado onde praticamente há um modelo diferente para cada consumidor; Dirigentes de igrejas e respectivas igrejas, dando treinamentos e workshops para ensinar como se faz para arrancar dinheiro dos miseráveis frequentadores…

Isso sem falar novamente em algumas definições de corrupção que já abordamos anteriormente, como estacionar em vagas de deficientes e idosos só para não andar uns metros a mais, sem considerarmos a possibilidade de um real necessitado chegar e não achar vaga; Deixarmos de devolver o troco que recebemos a mais; Não chamar de volta o cliente que pagou e esqueceu de pegar o troco; Achar uma carteira na rua e retirar o dinheiro antes de ligar para o dono (isso quando não se joga fora novamente a carteira, ficando só com o dinheiro); Ficar com um celular que acha no ônibus, mesmo o dono ligando para tentar recuperar, etc.

Como uma sociedade de pessoas que vivem desta forma podem condenar os “mensaleiros”? Sou a favor deles? Obviamente que não sou, mas não vejo o episódio e as condenações como uma vitória real. Não é um primeiro passo na direção do certo, é apenas um desvio de atenção, para que outros roubem mais e para que nós, “que não estamos lá no governo metendo a mão”, nos sintamos  justificados em ficar com o troco a mais que recebemos na padaria…

É isso aí… Cada dia que passa, creio mais no dito do Mario Quintana, de que os livros não mudam o mundo, pois quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas…

Parafraseando ou adaptando, podemos dizer que não adianta condenarmos a política e os políticos, as empresas e os empresários, as corporações e os executivos, etc., enquanto nós mesmos formos pessoas capazes de comprarmos um carro de meio milhão de reais, uma camisa (de outro) de meio milhão de reais, torcermos para um time cujos jogadores ganham 3 milhões de reais, etc., enquanto somos incapazes de nos comover com a fome, a miséria, o abandono…

Temos que mudar, cada um de nós. Com sorte ainda haverá tempo para que as mudanças individuais se tornem a causa de uma mudança estrutural no mundo, e a salvação da sociedade humana!





Sobre Interlocutor

Cidadão brasileiro, gostaria de ver os Contratos Sociais serem efetivamente cumpridos e as riquezas desta grande nação retornarem em benefícios a todos os signatários dos Contratos Sociais. Áreas de interesse: Educação, Política, Sociologia e Direito.