Saúde e Meio Ambiente

 

Saúde.

Saúde e poluição: Relação inversamente proporcional.

Saúde Pública… Provavelmente este seria o tema para o qual todos os signatários dos Contratos Sociais apontariam como sendo um benefício tacitamente esperado que a Coisa Pública providenciasse e colocasse à disposição de todos. Nenhum indivíduo senhor de suas faculdades mentais diria que sua saúde, ou daqueles sob sua guarda, tutela e proteção, é negociável ou de alguma forma preterível.

Então porque, paradoxalmente, o bem que reúne a unanimidade dos desejos de todos os signatários dos Contratos Sociais é justamente aquele menos disponível?

Porque aceitamos que as pesquisas, equipamentos, técnicas, etc., envolvidas em saúde, são as consideradas mais caras? Se estas pesquisas, equipamentos, técnicas, medicamentos, são para a totalidade dos signatários dos Contratos Sociais, não deveriam ser menos custosos? Afinal, é a Coisa Pública que custeia e financia tudo… Ou não é?

E há um assunto dentro deste tema da saúde que nos chama a atenção, merecendo destaque: Poluição.

Dejetos, lixo, produtos químicos (no ar, na água, no solo…), poluição sonora, visual, olfativa. Tráfego de veículos em excesso, em ruas, avenidas estradas, no ar, no mar. Veículos em toda parte. Propagandas em toda parte. Nenhum meio, local e espaço é respeitado. Tudo é invadido, tudo é “entulhado”.

E o povo? O que pensa a respeito? A julgarmos pela quantidade de lixo arremessado em toda parte, pichações em toda a parte, entulhos por todos os lados… Creio que isso demonstra que os signatários dos Contratos Sociais concordam com o tratamento (ou falte dele) dado aos detritos resultantes da vida em sociedade, não é mesmo?

Seria possível um melhor planejamento e gerência relacioados ao consumo? Aos transportes? À propaganda? Às construções e desconstruções urbanas? Seria possível termos vida social mais saudável, a um custo justo a todos (atendimetno igual a custos proporcionais) e com menos poluição?

Reciclagem, planejamento, administração, aproveitamento, respeito.

Contribua com esta discussão e compartilhe conosco de sua opinião e experiências.



Sobre o Autor

Coisa Pública é um blog dedicado a fomentar ampla discussão sobre os Contratos Sociais e os reais resultados obtidos pelos Administradores da República com sua forma de administrar. Aqui, todos são convidados a participar, pois cremos que os resultados mensuráveis hoje não são os que desejariam os signatários dos Contratos Sociais, que "deixariam a sociedade", se isso fosse possível.