Os Administradores da Coisa Pública

 

Os administradores da Coisa Pública.

Os administradores da Coisa Pública.

Nesta categoria, propomos discutir o gerenciamento e administração da Coisa Pública, lembrando que o Bem Estar Social, intangível apenas quando presente no dia-a-dia, os Bens Públicos, estes tangíveis de qualquer forma, o Destino Social de uma Nação e, principalmente, os Contratos Sociais, expressos ou tácitos, públicos ou secretos, compõem a Coisa Pública.

O que pretendemos debater e fomentar a discussão é sobre o que consideramos ser o “Mal Maior” no nosso Estado, ou seja, a ineficácia, a ineficiência, o despreparo e a falta de objetivo e de objeto daqueles que, inadvertidamente, passaram pelo crivo da sociedade e (deveriam) administram a Coisa Pública. Esta administração alcança os objetivos sociais e os desejos daqueles que subscreveram os Contratos Sociais? Estamos, enquanto Nação, satisfeitos com os resultados obtidos com esta administração?

Muitos dos que se propõem a constituir a “Administração da Coisa Pública”, lá chegaram eleitos, enquanto que outros alcançaram suas posições através de concursos públicos, externos e internos. Alguns, “fizeram por merecer”, enquanto outros, “têm bons relacionamentos”, e foram conduzidos para onde estão.

Pretendemos aqui discutir não apenas os resultados obtidos por aquelas pessoas, físicas e jurídicas, públicas ou privadas que, de alguma forma, compõem a Administração da Coisa Pública. Mas sim, pretendemos também discutir a forma e os trâmites que possibilitaram seu acesso. Ou seja, nossa visão daquilo que temos obtido enquanto sociedade não se restringe a analisar resultados, mas os processos e, porque não dizer, os próprios Contratos Sociais.

Convidamos a todos a exporem suas opiniões. Não importa se há embasamento acadêmico ou científico, nem importa de há estatísticas que apoiem sua opinião. O que queremos nesse trabalho é “ouvir” as opiniões, conhecer as experiências, tomar contato com os documentos e fatos que puderem expor.

Quem sabe com esse pequeno movimento, não conseguimos mobilizar uma parte significativa da sociedade: Os que se preocupam!? E quem sabe essa mobilização não inicia uma mudança? Afinal, se mudarmos ao menos os que aqui debaterem, já será um princípio…

Afinal, os que se propõem a integrar a República (Federativa do Brasil) de forma consciente, precisam ter o devido respeito pela “Res” “Publica”, que do Latim originou a “República”, ou seja… A “Coisa” “Pública”.

Em nosso menu principal, acima, você será levado a conhecer nossa opinião a respeito de várias formas de avaliar a Administração da Coisa Pública. Visite cada uma das páginas e compartilhe conosco sua opinião sobre os resultados obtidos nestas áreas (Ética, Corrupção, Educação, Emprego, Saúde, Poluição, Desigualdades, Discriminações, Preconceitos, Segurança, Violência, Criminalidade e Globalização), se estão a contento, se podem melhorar, como podemos fazer isso, etc.

Não deixe de opinar!

Coisa Pública

 




Sobre o Autor

Coisa Pública é um blog dedicado a fomentar ampla discussão sobre os Contratos Sociais e os reais resultados obtidos pelos Administradores da República com sua forma de administrar. Aqui, todos são convidados a participar, pois cremos que os resultados mensuráveis hoje não são os que desejariam os signatários dos Contratos Sociais, que "deixariam a sociedade", se isso fosse possível.