Estatísticas de Roubos e Furtos de veículos

 

Estatísticas assustadoras de furto e roubo de veículos!

Estatísticas assustadoras de furto e roubo de veículos!

Estes dias andei lendo sobre roubos e furtos de veículos no nosso país, principalmente no estado de São Paulo. É de deixar qualquer um “de cabelo em pé”.

Como temos insistido nos textos aqui no blog, segurança não é artigo de luxo, nem é prescindível. Ao contrário, é um dos principais motivos para que o indivíduo “queira” viver em sociedade, em que pese ser impossível deixar de viver em alguma. Talvez apenas saúde esteja acima de segurança nos anseios de todos nós.

Mas quais os resultados obtidos pelos administradores da Coisa Pública neste país, no quesito “segurança”?

Além de todas as formas de morte a que estamos sujeitos atualmente, por falta de saúde ou por causas violentas, temos que nos confrontar diariamente com a possibilidade de simplesmente “perder” (como se fosse comparado a uma moeda que cai de nosso bolso) nosso patrimônio.

Pessoas que não se submetem aos mesmos princípios que nós, não constroem um patrimônio (sem entrar no mérito da justiça social na distribuição das oportunidades) e optam por entrar em nossas casas e levar tudo o que puderem carregar. E “puderem carregar”, muitas vezes, é com o auxílio de nosso próprio veículo.

Quando não entram em nossa casa, apenas esperam que saiamos dela para nos abordarem e “requererem” tudo o que bem entenderem: Dinheiro, jóias, relógios, equipamentos eletrônicos, veículo… Nossas vidas, não raramente…

Você trabalha, estuda, se prepara, luta. Adquire um patrimônio, muitas vezes de forma “parcelada”. E ao deixá-lo estacionado em via pública (também paga e mantida por você), ao retornar não mais o encontra. Se não tem um seguro particular, caríssimo, para que lhe devolvam seu patrimônio, “perdeu, playboy!” Fique com as chaves, fique com as lembranças, incluindo o carnê, fique com as lágrimas…

E os Administradores da Coisa Pública? E o Estado, a Sociedade, formados pela “adesão” dos signatários dos Contratos Sociais? O que fazem nessa hora, por você, sua família, seu patrimônio? NADA.

Já ouvi falar que se você ajuizar ação na justiça contra o Poder Público que deveria fornecer Segurança, pode reaver o seu bem. Sinceramente, nunca conheci ninguém que tenha conseguido. Se isso é possível mesmo (não na teoria, mas na prática), gostaria muito de conhecer o procedimento…

Mas e nós? O que fazemos?

Permanecemos calados, permanecemos submissos às “cláusulas contratuais”, porque se você for pegar outro patrimônio para substituir o seu subtraído, sem pagar por ele, você sim vai para a cadeia! Afinal, você tem documento, tem endereço, tem emprego, tem família… Você é “rastreável”, e o Estado não vai deixar você “fazer justiça com as próprias mãos”, que isso pode ser perigoso para ele, Estado…

Ora, não defendo jamais a “justiça com as próprias mãos”, ou o “Exercício Arbitrário das Próprias Razões”, segundo nosso Código Penal. Mas defendo que devemos lutar, nos organizar, e EXIGIR do Estado o “Exercício Arbitrado dos Nossos Direitos”.

Porque não podemos continuar vendo estatística absurdas de roubos e furtos (milhares de veículos todos os anos, mais de 35 mil motos em 2010) sem que se tomem medidas coersitivas. Agora temos visto em noticiários inclusive o furto de veículos do tipo barcos e jet-skis. Caminhões e cargas então, com a morte dos motoristas, sem comentários, porque isso daria uma página só para este assunto!

Caixa eletrônico? Nem pensar: Podem explodir no momento em que você está fazendo uma retirada! Lotérica? Alvo preferencial de ladrões! Bancos? Se você não for vítima de uma “saidinha”… Fique feliz!

Ou seja: Não temos mais para onde correr! Talvez devêssemos viver como nos filmes japoneses e chineses que retratam 3 ou 4 séculos passados e treinar artes marciais, a nação toda, para “moermos” os assaltantes quando nos abordarem! Será que funcionaria?

Segurança é OBRIGAÇÂO do Estado. E todos pagamos, e pagamos muito bem, por ela. Quem não acredita nisso, acompanhe o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo e se convencerá!

 

Pontos críticos mapeados, porém nada é feito!

Pontos críticos mapeados, porém nada é feito!

Ou continuaremos: Pagando pelos veículo (com muito imposto), pagando pelos combustíveis (com muito imposto), pagando pela “propriedade” (imposto para TER – IPVA), pagando pela possibilidade de ferir (seguro obrigatório), pagando pela infraestrutura utilizada (impostos, pedágios, etc.), seguro para não ficar sem nada em um piscar de olhos, etc., e mesmo assim ainda termos que pagar estacionamento, porque se deixar na rua, qualquer rua em qualquer lugar do páis, podemos ficar à pé? No brasil se rouba e furta mais veículos do que a totalidade dos que são vendidos em outros países!

Até quando?

 

 

 


Sobre Interlocutor

Cidadão brasileiro, gostaria de ver os Contratos Sociais serem efetivamente cumpridos e as riquezas desta grande nação retornarem em benefícios a todos os signatários dos Contratos Sociais. Áreas de interesse: Educação, Política, Sociologia e Direito.